TESTES VOCACIONAIS
Teste
Vocacional I
Este é um teste vocacional bem simplificado.
Um teste vocacional completo você já foi avisado que deve ser
aplicado por profissionais da área formados em psicologia ou psicoterapeuta e
podem até durar vários dias passando por diversas etapas.
1. Como você se sente ao escolher uma profissão?
A. Preparado (a)
B. Mais ou menos preparado(a)
C. Despreparado(a)
D. Não sei.
2. Analisando a opinião dos seu pais, qual a maior influência que
ela exerce sobre você?
A. A escolha sensata é equilibrar gosto e condições financeiras
B. É preciso seguir a opção do coração
C. O melhor é analisar a profissão que tem mercado, pois é mais
rentável
D. É bom seguir a profissão dos pais, não importando os gostos
pessoais
3. Qual a atividade que você acredita ter mais afinidade?
A. Desenvolver raciocínio e análise lógica
B. Ter contato com a natureza e promover saúde
C. Liderar e convencer pessoas
D. Influenciar e ensinar pessoas
4. Para você, o que é mais importante para o desenvolvimento da
sociedade?
A. Desenvolvimento tecnológico
B. Saúde e natureza
C. Relações humanas equilibradas
D. Educação
5. Qual das habilidades abaixo você acredita ter melhor
aproveitamento?
A. Uso de computador e/ou instrumentos de cálculos
B. Observação e pesquisa
C. Relacionamento interpessoal
D. Ensino
RESULTADO
Nas questões 1 e 2 considere a seguinte pontuação:
A: 30 pontos
B: 20 pontos
C: 10 pontos
D: 5 pontos
Some os pontos e veja como você está em relação à escolha:
Acima de 50 pontos: Você dá sinais de estar bem preparado para a
escolha, mas não deixe de analisar bem.
Entre 50 e 30 pontos: Você está à caminho de uma escolha madura,
invista nela.
Abaixo de 30 pontos: É preciso investir mais na sua orientação
profissional.
Nas questões 3, 4 e 5:
Se marcou mais questões A: Você tem tendência a ser bem sucedido
na área de ciências exatas e tecnológicas.
Se marcou mais questões B: Ciências biológicas e da saúde poderá
ser uma boa opção para sua satisfação profissional. Pesquise um pouco melhor
qual das profissões desta área lhe trarão maior realização.
Se
marcou mais questões C: Uma boa escolha poderá ser na área de ciências sociais
e aplicadas.
Se
marcou mais questões D: A dica é tentar uma profissão na área de humanas,
letras e artes. Você também poderá se dar bem na área de educação.
Se
marcou uma questão de cada: Você está bastante confuso(a). Explore melhor as
profissões e faça sua
escolha.
Teste Vocacional II
Teste sua vocação.
Os testes vocacionais não fazem milagres, e não têm poder de
apontar uma única profissão a ser seguida.
Os testes vocacionais servem principalmente para dar um rumo em
relação aos interesses e aptidões. Ao responder as perguntas que a primeira
vista podem parecer tolas, os testes vocacionais conseguem colher pistas das
impressões da sobre uma determinada área profissional de especial interesse da pessoa
que respondeu ao questionário. Este questionário abaixo é um dos testes
vocacionais mais empregados.
Mas cuidado não decida a sua vida por ele.
Procure antes de tudo um profissional da área formado em
psicologia que é quem
realmente está habilitado para ajudá-lo na escolha que pode ser a
mais importante
da sua vida.
O questionário abaixo é um teste vocacional dos mais empregados.
Você lerá uma série de atividades apresentadas aos pares, com letras
"A" e "B".
Algumas dessas atividades parecerão estranhas, mas não estão aí à
toa. Lendo as alternativas, assinale "A" ou "B", estando livre também para marcar as duas ou nenhuma.
Procure ler com a máxima atenção e responda com sinceridade, as
suas chances serão melhores em relação a sua vocação.
Grupo I - Você prefere
- A - ler sobre eletricidade
- B – ler sobre física nuclear
|
- A - obter uma bolsa para estudar química
- B - obter uma bolsa para estudar educação
|
- A - ler sobre mecânica
- B - ler sobre física quântica
|
- A – Visitar um orfanato
- B – Visitar um museu de ciências
|
- A - observar planetas no telescópio
- B - observar células no microscópio
|
- A - fazer o projeto de um novo viaduto
- B - traduzir um romance
|
- A - estudar os ossos e músculos do corpo humano
- B - conhecer o mecanismo das máquinas em geral
|
- A – ler obras de escritores famosos
- B – conhecer trabalhos
de físicos
|
- A - ler sobre a fabricação de tintas
- B - ler sobre métodos de calcular
|
- A – fazer experiências num laboratório de física
- B - fazer modelagem e desenho
|
- A – resolver problemas matemáticos
- B – resolver problemas com objetos
|
- A – Visitar uma galeria de arte
- B – Conhecer apare lho de laboratório
|
Grupo II – Você prefere
- A - conhecer as leis da genética
- B - conhecer o funcionamento d e um motor
|
- A – analisar as
propriedades terapêuticas das frutas
- B - fazer um estudo sobre desemprego
|
- A - estudar a composição da atmosfera
- B - estudar o DNA
|
- A - estudar a causa da delinquência juvenil
- B - observar o comportamento dos animais
|
- A - visitar um laboratório de micro biologia
- B - ir a uma exposição de produtos
|
- A - ler sobre a reprodução das aves
- B - ler sobre literatura
|
- A - ir a um laboratório de análises clínicas
- B - assistir a uma palestra sobre imunologia
|
- A - obter uma bolsa de literatura
- B - obter uma bolsa de biologia
|
- A - estudar a respiração dos peixes
- B - aprender a trabalhar com máquinas de calcular
|
- A - fazer experiências com plantas
- B - fazer decoração e paisagismo
|
- A - determinar o custo de uma nova máquina
- B - pesquisar a cura da Aids
|
- A - ler a seção de variedades de um jornal
- B - ler sobre a importância das vitaminas
|
Grupo III - Você prefere:
- A - visitar um asilo de velhos
- B - visitar uma usina nuclear
|
- A - ajudar a resolver problemas de crianças
- B - ajudar famílias de migrantes a se adaptar
|
- A - obter uma bolsa de estatística
- B - obter uma bolsa de pedagogia
|
- A - ajudar a combater a mendicância
- B - ajudar na educação de favelados
|
- A - estudar o problema do menor abandonado
- B - observar o comportamento dos insetos
|
- A - ser voluntário em programas sociais
- B - participar de cursos de redação
|
- A - analisar a composição dos alimentos
- B - analisar as causas do desemprego
|
- A - estudar informática
- B - estudar método para erradicar o analfabetismo
|
- A - entrevistar famílias sobre educação dos filhos
- B - organizar e tabular pesquisas
|
- A - ler sobre a produção de drogas
- B - ler sobre arte clássica
|
- A - calcular o aumento do custo de vida
- B - estudar a condição social do trabalhador
|
- A - desenhar modelos de
roupas
- B - ensinar crianças a se orientar no trânsito
|
Grupo IV - Você prefere:
- A – ler obras de romancistas consagrados
- B - conhecer trabalhos de prêmios Nobel de física
|
- A - aprender um idioma estrangeiro
- B - aprender um novo sistema de catalogar animais
|
- A - projetar uma estrada
- B - recitar poemas
|
- A - participar de programas de recuperação social
- B - participar de um curso de arte
|
- A - estudar a história da pintura
- B - estudar a história da ciência
|
- A - fazer um curso de literatura moderna
- B - assistir a um curso de gramática
|
- A - ler sobre protozoários
- B - ler sobre poesia
|
- A - estudar regras de estilo e oratória
- B - estudar literatura e interpretação de texto
|
- A - pertencer a um grupo literário
- B - pertencer a um grupo da Internet sobre finanças
|
- A - escrever uma peça teatral
- B - trabalhar numa peça
|
- A - escrever uma tese de química
- B - escrever uma novela
|
- A - criar modelos de cartões-postais
- B - criar frases originais para esses cartões
|
GRUPO V - Você prefere:
- A - visitar uma exposição de escultura
- B - conhecer um novo tipo de fax
|
- A - criar designs de objetos
- B - criar campanhas de trânsito
|
- A - fazer experiências num laboratório de química
- B - fazer desenho e gravura
|
- A - ler sobre o e feito estufa
- B - ler sobre a história da música
|
- A - ler sobre cinema e teatro
- B - ler sobre avanços tecnológicos
|
- A - bolar um novo tipo de cenografia para dança
- B - bolar uma nova iluminação para palco
|
- A - testar a resistência dos materiais
- B - fazer decoração de ambientes
|
- A - redigir um roteiro de cinema
- B - trabalhar num filme
|
- A - colecionar reproduções de pintura
- B - colecionar gráficos da inflação
|
- A - inventar estampas para tecido
- B - criar desenhos para histórias em quadrinhos
|
- A - trabalhar com computador
- B - desenhar os móveis de uma casa
|
- A - criar desenhos para embalagens de produtos
- B - criar ilustrações para artigos da imprensa
|
RESPOSTA DO TESTE
É hora de descobrir as profissões para as quais você demonstra
certa inclinação. Transporte os totais assinalados em cada grupo de respostas
da página anterior para os espaços abaixo. Veja onde você fez mais pontos e,
usando como critério a tabela ao lado, confira a sua vocação.
0 a 3 pontos - interesse pequeno
4 a 6 pontos - interesse moderado
7 a 9 pontos - interesse grande
10 a 12 pontos - interesse
muito forte
GRUPO 1
Queda para o campo das ciências físicas, que abrange profissões
como engenharia, física e computação, por exemplo.
GRUPO 2
Mostra interesse pela área de biológicas, ou seja, por medicina,
biologia, odontologia etc.
GRUPO 3
Tem maior inclinação para a área de humanas, como direito,
psicologia, sociologia, economia e administração.
GRUPO 4
Exibe maior interesse por profissões ligadas ao uso e domínio da
língua (oral e escrita), como publicidade, relações públicas, jornalismo,
letras etc.
GRUPO 5
Tem interesse por atividades artísticas, como cinema, teatro,
música, arquitetura e artes plásticas.
É normal que você demonstre interesse por mais de um campo de
conhecimento.
A combinação de dois ou mais interesses, muitas vezes com
pontuação idêntica, não deve confundi-lo. Ao contrário, o cruzamento dos campos
pode ser esclarecedor.
Se a sua primeira área de interesse é o grupo 1, das ciências
físicas, e o grupo 5, das
atividades artísticas, os especialistas afirmam que isso pode
indicar profissões que associem técnica e arte, como arquitetura.
Interesse forte por biológicas combinado à área de humanas pode
ser indicativo de uma tendência para o exercício da medicina ou de biologia
vinculada à saúde pública.
Teste Vocacional III
Leia atentamente cada pergunta e escolha apenas uma alternativa em cada questão. Se ficar em dúvida, escolha
a que mais se aproxima da forma como se comporta:
1 - Quando imagino minha vida daqui a dez anos, me vejo como:
a) um profissional realizado fazendo as coisas que gosto
b) um profissional reconhecido e valorizado no mercado
c) um profissional sério, dando continuidade ao trabalho dos meus
pais
d) um profissional muito bem-sucedido financeiramente.
2 - Os profissionais que mais admiro são aqueles que:
a) sentem-se felizes e plenamente satisfeitos com seu trabalho
b) são considerados os melhores na sua profissão
c) têm sucesso seguindo a tradição profissional da família
d)
fazem sucesso e ficam ricos com seu trabalho
3 - As
minhas férias ideais são:
a)
fazendo tudo que gosto e nunca tenho tempo para curtir
b)
esquiando nas montanhas do Colorado ou passeando pelos países da Europa
c)
viajando para praia ou ao campo com meus amigos do colégio
d) não
importa o lugar, desde que num hotel de 5 estrelas com todas as mordomias.
4 -
Quando sou apresentado a alguém, geralmente falo sobre:
a) os
meus interesses e hobbies
b)
pessoas famosas e importantes que conheço.
c) as
histórias engraçadas da minha infância, minha família e amigos em comum
d)
carros, viagens e os lugares badalados que gosto de frequentar.
5-
Quando os outros se referem a mim, gosto de ser lembrado:
a) pelo
meu jeito de ser
b) pela
minha popularidade
c) pela
minha origem familiar
d)
pelas coisas que conquisto
6 -
Aproveito as minhas horas de lazer para:
a) ir
ao cinema, mexer no computador ou ler um livro
b) ir
aos lugares da moda ou me informar sobre o que está acontecendo de interessante
pela cidade
c)
ficar em casa conversando com meus amigos ou assistindo a um vídeo
d)
fazer compras ou passear no shopping.
7 -
Quando conheço alguém do sexo oposto, procuro:
a) saber
seus hábitos e interesses
b)
saber quem são seus amigos e aos lugares que freqüenta
c)
saber sobre sua família e seus melhores amigos
d)
saber onde mora e em que colégio estuda
8 - Nas
minhas relações pessoais procuro estar sempre com:
a)
gente que gosta de coisas que eu gosto
b)
gente interessante que realiza coisas e tem sempre novidades para contar
c)
pessoas chegadas, em que confio
d)
gente que gosta de viver bem.
9 -
Quando me refiro a minha família, geralmente falo sobre:
a) o
lado interessante da profissão dos meus pais
b) o
sucesso que alcançaram e o prestígio que eles têm
c) as
coisas que fazemos juntos
d) as
conquistas pessoais e econômicas
10 - O
que mais me atrai numa paquera é:
a) a
maneira como ele (ela) curte tudo que faz
b) a
vida agitada e cheia de acontecimentos que ele (ela) tem
c) a
forma tranqüila como ele (ela) se relaciona com as pessoas
d) a
maneira como ele (ela) aproveita a vida, com viagens, festas, roupas da moda
11-
Quando vou dar um presente para um amigo procuro:
a) descobrir
algo que ele goste e tenha vontade de ter
b)
escolher um objeto que o faça se sentir especial e diferente dos demais
c)
escolher algo que possa aproveitar junto com seus amigos
d)
escolher algo de qualidade como uma roupa de grife ou um CD importado
12 - O
paraíso pra mim é um lugar:
a) onde
posso fazer todas as coisas que gosto e do jeito que eu quero
b)
cheio de pessoas interessantes e famosas
c) onde
posso curtir as pessoas de quem mais gosto
d) onde
posso aproveitar todas as coisas boas da vida
13 - O
professor que mais me influenciou até hoje foi o que:
a) me
ajudou a descobrir novos interesses e talentos
b) me
ensinou a usar melhores meus talentos e qualidades
c) me
ajudou a melhorar minhas relações interpessoais
d) me
apresentou um novo e promissor campo de trabalho
14- Se
eu fosse trabalhar nas férias, escolheria uma atividade que:
a) me
permitisse fazer as coisas que eu gosto
b) me
colocasse em contato com pessoas bem-sucedidas
c)
pudesse ser feita em equipe
d)
fosse bem remunerada
15 - O
grande sonho da minha vida é:
a)
poder desenvolver plenamente meus talentos e habilidades
b) ser
reconhecido como melhor naquilo que faço
c) ser
querido e respeitado pelos que me cercam
d)
viver cercado de muito conforto, sem nenhuma preocupação financeira.
16 - A
pior coisa pra mim é:
a) ser
obrigado a fazer coisas que não tem nada a ver comigo
b) não
ser reconhecido por minhas realizações
c)
ficar longe dos meus amigos e familiares
d) não
poder fazer as coisas que gosto por falta de grana
17-
Gosto, principalmente, de esportes que:
a)
exigem grande concentração e constante dedicação
b)
permitem ao atleta se destacar e ficar famoso
c) são
praticados coletivamente e requerem união da equipe
d)
possibilitam sucesso financeiro e poder
18 -
Para mim as revistas e os livros são antes de qualquer coisa:
a)
fontes de informação e de conhecimento sobre os assuntos que me interessam
b) um
meio de ficar por dentro das novidades e da vida das pessoas
c) uma
forma de me atualizar para poder conversar com os amigos
d)
fontes de informações que podem ajudar a alcançar meus objetivos
19 -
Meus amigos sempre me procuram quando:
a)
precisam de uma opinião sobre assuntos pelos quais me interesso
b)
querem saber o que está na moda e é legal
c)
querem contar algo que aconteceu com eles
d)
precisam de uma orientação sobre a compra de alguma coisa
RESULTADO
Some as
respostas que você deu para cada letra e verifique qual delas conseguiu mais
pontos.
Assim,
se você obteve o maior resultado na letra "d", por exemplo, leia a
descrição relativa ao tipo D.
Caso
não se encaixe em nenhum tipo ou dê empate, leia a descrição do tipo E.
Tipo A
- Em busca do prazer.
Você
faz suas escolhas baseadas principalmente na busca da satisfação e realização
pessoal.
Ao se
decidir por uma profissão, considere se ela irá de fato lhe proporcionar a
realização que tanto valoriza. Se você levar em conta seus gostos e interesses
irá, com certeza, ter sucesso.
Dica:
Converse com pessoas que têm as profissões pelas quais se interessa e observe o
que elas fazem no dia-a-dia. Lembre-se que irá passar boa parte da vida nessas
atividades e que, para você, estar em sintonia com os desejos é essencial.
Tipo B
- Em busca da fama.
Para
você, o mais importante é ser reconhecido e valorizado pelos outros. Ao
escolher uma profissão, leve em conta as oportunidades que ela lhe oferece para
se projetar socialmente.
Ser
considerado o melhor naquilo que faz e ficar famoso são atributos muito
importantes para você e devem participar da sua decisão.
Dica:
Dê atenção especial às profissões que oferecem oportunidades para se destacar
ou estejam na moda. Converse com
profissionais que você admira por essas características e veja o que elas
fizeram para alcançar o sucesso.
Tipo C - Em busca do
afeto.
Você
faz suas escolhas baseadas principalmente nas suas relações interpessoais e
familiares.
Fazer o que sua família valoriza e ser bem aceito e respeitado
pelos seus amigos é essencial para seu bem-estar. Ao optar por uma profissão,
verifique se ela está de acordo com os valores da sua família e amigos.
Dicas: Fique atento às oportunidades que a profissão de seus
familiares lhe oferecer. Outra alternativa é uma atividade profissional que lhe
permita se associar a amigos ou parentes.
Tipo D - Em busca da grana.
Você faz suas escolhas pensando nas recompensas financeiras e
materiais. Poder comprar o que quiser e usufruir todo o conforto são suas
principais ambições.
Portanto, ao decidir por uma profissão esteja seguro sobre as
possibilidades de remuneração que ela oferece.
Dicas: Investigue quais profissões remuneram melhor ou permitam
grandes ganhos financeiros a curto prazo. Procure conversar com pessoas
bem-sucedidas financeiramente e tente descobrir os negócios e oportunidades do
momento.
Tipo E - Em busca da definição.
Você tem dificuldades de perceber o que determina suas escolhas.
Isso significa que,
aparentemente, tudo tem a mesma importância, mas, com certeza, um
dos valores é mais forte que outros.
Para tentar descobrir qual é ele, leia os tipos descritos acima e
veja qual reflete melhor seu jeito de ser. Identificar esse valor pode ajudá-lo
a tomar decisões mais acertadas, uma vez que elas estarão em sintonia com seus
desejos mais profundos
PRO FIS S Õ ES
Biológicas
Agronomia
Biotecnologia
Ciências Biológicas
Ciências Biomédicas
Ecologia
Ecologia e Paisagismo
Educação Física
Enfermagem e Obstetrícia
Esporte
Esporte e Lazer
Estética e Cosmetologia
Farmácia e Bioquímica
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Gastronomia
Gerontologia
Gestão Ambiental
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Obstetrícia
Oceanografia
Odontologia
Oftálmica
Ortóptica
Prótese
Odontológica
Psicologia
Psicopedagogia
Quiropraxia
Radiologia
Recursos
Pesqueiros
Saneamento
Saúde
Tecnologia
de Laticínios
Terapia
Ocupacional
Viticultura
e Enologia
Zootecnia
|
Exatas
Agronegócios e Administração
Rural
Alimentos
Astronomia
Automação e Controle
Ciências Aeronáuticas
Ciências Atuariais
Ciências Contábeis
Ciência da Computação
Ciências Imobiliárias
Desenho Industrial
Design e programação de games
Design Gráfico
Economia Doméstica
Eletromecânica
Eletrônica
Eletrotécnica
Engenharia Aeronáutica
Engenharia Ambiental
Engenharia Cartográfica
Engenharia
Civil
Engenharia
da Computação
Engenharia
de Agrimensura
Engenharia
de Alimentos
Engenharia
de Controle e Automação
Engenharia
de Horticultura
Engenharia
de Materiais
Engenharia
de Minas
Engenharia
de Pesca
Engenharia
de Produção
Engenharia
de Telecomunicações
Engenharia
Elétrica
Engenharia
Física
Engenharia
Florestal
Engenharia
Hídrica
Engenharia
Industrial
Engenharia
Mecânica
Engenharia
Naval
Engenharia
Química
Engenharia
Sanitária
Engenharia
Têxtil
Estatística
Física
Geofísica
Geologia
Geomática
Gestão
de Serviços e Negócios
Indústria
Têxtil
Informática
Internet
Irrigação
e Drenagem
Materiais
Materiais,
Processos e Componentes Eletrônicos
Mecânica
e Mecânica de Precisão
Meteorologia
Mineração,
Petróleo e Gás
Navegação
Fluvial
Papel
e Celulose
Processamento
de Dados
Produção
Industrial
Produção
Moveleira
Química
Sistemas
de Informação
Sistemas
e Redes
Tecnologia
da Madeira
Tecnologia
Têxtil e da Indumentária
Telecomunicações
Transporte
e Logística
|
Humanas
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Arquivologia
Artes Cênicas
Artes Gráficas
Artes Plásticas
Audiovisual
Biblioteconomia
Ciências Econômicas
Ciências Sociais
Cinema
Comércio Exterior
Dança
Decoração
Desenvolvimento Social
Design de Interiores
Design de Produto
Diplomacia
Direito
Educação
Filosofia
Fotografia
Geografia
Hotelaria
Interpretação
Cênica
Jornalismo
Letras
Linguística
Marketing
Moda
Moda
e Confecção Têxtil
Multimídia
Museologia
Música
Musicoterapia
Naturologia
Normalização,
Qualidade e Produtividade
Pedagogia
Produção
Cultural
Produção
Editorial
Produção
Fonográfica
Produção
Multimídia
Psicologia
Publicidade
e Propaganda
Publicidade,
Propaganda e Marketing
Rádio
e TV
Relações
Internacionais
Relações
Públicas
Secretariado
e Automação de Escritório
Secretariado
Executivo
Segurança
Serviço
Social
Teologia
Tradução
e Interpretação
Turismo
Turismo
e Hotelaria
|
formatação: ProfªWanice Facure
Nenhum comentário:
Postar um comentário