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Dança – Henri Matisse – 1910 – Óleo sobre tela – 2,60m x 3,91m
Museu Hermitage, São Petesburgo, Rússia
Acredita-se que a ideia da composição surgiu em 1905,
enquanto o pintor observava alguns pescadores realizando uma dança de roda, a
sardana, em uma praia do sul da França. As formas simplificadas das dançarinas
ocupam toda a tela, em um padrão rítmico de movimento expressivo.
Além disso, Henri Matisse limitou a sua paleta em apenas
três cores: azul para o céu, laranja-rosado para os corpos e verde para as
colinas.
O artista foi um dos precursor do Fovismo – palavra que em
francês quer dizer “Fera” – Fauve.
A simplicidade do desenho, com seus três elementos básicos –
dançarinas, uma vastidão vazia de verde e outra de azul, cria uma imagem na qual as relações abstratas
entre forma e cor são fundamentais.
Cinco personagens dão as mãos com o objetivo de criar um
círculo, como parte de uma dança em turbilhão.
A energia contida em meio à ação é passada ao espectador por
meio dos contornos sinuosos das pernas e dos pés da dançarina na extremidade.
Dispostos conta o fundo azul, os braços marrom-avermelhados
das dançarinas criam um ritmo ondulado por toda a composição.
A anatomia delas é simplificada para aumentar o impacto.
Enquanto a dançarina do meio inclina sua cabeça para a
frente, a curva de seus ombros torna-se parte dos padrões ascendentes e descendentes
dos braços entrelaçados.
Na parte superior, à direita, o contorno da cabeça de uma
das dançarinas é cortado pelo limite da tela, ajudando a dar a impressão de
movimento.
Em outros pontos do quadro os personagens atravessam ou
tocam a margem.
O confinamento faz com que o olhar mantenha-se concentrado
na composição intencionalmente simples. Esses cortes são uma característica da
obra de Matisse
As mãos de dois personagens se soltam durante a dança. O espaço
entre elas expressa então.
A diagonal criada pelos braços estendidos ajuda a manter a
sensação de movimento.
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