Dalí, em 1954 posando para foto com uma lagosta
O
surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década
de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo
no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais.
Na pintura,
o Surrealismo tomou duas direções: a pintura surrealista figurativa e a
abstrata. Em ambas, adaptou as técnicas de escrita automática dos poetas
surrealistas. O intuito era liberar a mente do controle consciente e produzir
um fluxo de ideias do subconsciente. Essas obras eram abstratas ou figurativas.
Salvador
Dalí (1904-1989) foi um dos mais excêntricos artistas do século XX. Polêmico, o
pintor construiu uma imagem extravagante, como uma espécie de personagem de si
mesmo.
Cisnes refletindo elefantes
Cisnes
refletindo elefantes (1937)
Em Cisnes refletindo elefantes, o pintor usa o "método
paranóico crítico", uma ferramenta calcada na psicanálise, que ele
desenvolveu para que a apreciação do público fosse ainda mais profunda.
Na tela, Dalí produz imagens ambíguas, em que cisnes mesclam-se a
troncos retorcidos formando imagens de elefantes no reflexo do lago.
A paisagem é ensolarada e árida e há também a figura de um homem - que
talvez fosse um autorretrato do artista - do lado esquerdo da cena.
A produção é de 1937, tem 51 x 67 cm e foi produzida com tinta a óleo
sobre lona. Pertence a uma coleção privada.
A tentação de Santo Antônio
A
tentação de Santo Antônio (1946)
Esse quadro foi feito para um concurso idealizado pelo diretor de cinema
Albert Lewin. A obra seria parte de um novo filme, cujo tema era "a
tentação de Santo Antônio".
O vencedor do concurso foi Max Ernst, com a pintura The private
afair of Bel Ami (O homem sem coração).
Mesmo não ganhando, a obra de Dalí fez um enorme sucesso. Nessa tela,
ele exibe um homem santo sendo importunado por imagens que sugerem desejo
sexual e luxúria.
Esse é um óleo sobre tela, de 1946, mede 197 x 249,4 cm e está no Museus
Reais de Belas-Artes da Bélgica
Fonte:
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