Bem Vindo ao Blog!

Bem Vindo ao Blog!
Vamos respirar arte e filosofia.

terça-feira, 16 de junho de 2020

Matisse e os peixes vermelhos


                                               Matisse e os peixes vermelhos

                                                             O Gato Com Peixes Vermelhos (1914)

Começou a pintar em 1889, quando sua mãe lhe trouxe o material necessário durante um período de convalescença após um ataque de apendicite. Na pintura, descobriu uma espécie de "paraíso", como ele mais tarde descreveu, e decidiu, então, tornar-se um artista, decepcionando profundamente seu pai.
 Sua obra é considerada uma das expressões mais significativa da arte de vanguarda. Foi um dos fundadores do “Fauvismo” – o primeiro movimento moderno do século XX, criado por Matisse e André Derain. Foi assim denominado por um crítico francês que, em 1905, os chamou de fauves (feras selvagens) ao se referir às suas cores fortes e chocantes. Em 1906 expõe no Salão dos Independentes, encabeça a rebelião dos “fauvistas”.

Em 1908, Henri Matisse abre uma academia em Paris e começa a ganhar fama no exterior. Expõe em Nova York, Londres e Moscou. Pinta “Harmonia em Vermelho” (1908) e Natureza-Morta com Peixes Vermelhos (1911), considerada sua obra de transição, onde as pinceladas claramente visíveis são o que resta do passado. Em 1914, pinta O Gato Com Peixes Vermelhos.


                                                            Peixes Vermelhos 




Peixes Vermelhos é uma das mais belas composições de Matisse, que usa uma paleta de cores bastante contrastantes, mas que atingem uma grande harmonia no conjunto, numa obra sem linhas retas. O aquário redondo, no centro da composição, contém quatro peixinhos vermelhos que giram e cujas sombras afloram na superfície.




                                                          Natureza Morta Com Peixes Vermelhos (1911)




                                                                        peixe dourado com gato




                                                                            Peixes vermelhos