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Vamos respirar arte e filosofia.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Teste Vocacional

Leia atentamente os três testes e analise o resultado

TESTES VOCACIONAIS

Teste Vocacional I

 

Este é um teste vocacional bem simplificado.

Um teste vocacional completo você já foi avisado que deve ser aplicado por profissionais da área formados em psicologia ou psicoterapeuta e podem até durar vários dias passando por diversas etapas.

 

1. Como você se sente ao escolher uma profissão?

A. Preparado (a)

B. Mais ou menos preparado(a)

C. Despreparado(a)

D. Não sei.

 

2. Analisando a opinião dos seu pais, qual a maior influência que ela exerce sobre você?

A. A escolha sensata é equilibrar gosto e condições financeiras

B. É preciso seguir a opção do coração

C. O melhor é analisar a profissão que tem mercado, pois é mais rentável

D. É bom seguir a profissão dos pais, não importando os gostos pessoais

 

3. Qual a atividade que você acredita ter mais afinidade?

A. Desenvolver raciocínio e análise lógica

B. Ter contato com a natureza e promover saúde

C. Liderar e convencer pessoas

D. Influenciar e ensinar pessoas

 

4. Para você, o que é mais importante para o desenvolvimento da sociedade?

A. Desenvolvimento tecnológico

B. Saúde e natureza

C. Relações humanas equilibradas

D. Educação

 

5. Qual das habilidades abaixo você acredita ter melhor aproveitamento?

A. Uso de computador e/ou instrumentos de cálculos

B. Observação e pesquisa

C. Relacionamento interpessoal

D. Ensino

 

RESULTADO

Nas questões 1 e 2 considere a seguinte pontuação:

A: 30 pontos

B: 20 pontos

C: 10 pontos

D: 5 pontos

 

Some os pontos e veja como você está em relação à escolha:

Acima de 50 pontos: Você dá sinais de estar bem preparado para a escolha, mas não deixe de analisar bem.

Entre 50 e 30 pontos: Você está à caminho de uma escolha madura, invista nela.

Abaixo de 30 pontos: É preciso investir mais na sua orientação profissional.

 

 

Nas questões 3, 4 e 5:

Se marcou mais questões A: Você tem tendência a ser bem sucedido na área de ciências exatas e tecnológicas.

Se marcou mais questões B: Ciências biológicas e da saúde poderá ser uma boa opção para sua satisfação profissional. Pesquise um pouco melhor qual das profissões desta área lhe trarão maior realização.

 

Se marcou mais questões C: Uma boa escolha poderá ser na área de ciências sociais e aplicadas.

Se marcou mais questões D: A dica é tentar uma profissão na área de humanas, letras e artes. Você também poderá se dar bem na área de educação.

Se marcou uma questão de cada: Você está bastante confuso(a). Explore melhor as

profissões e faça sua escolha.

 

Teste Vocacional II

 

Teste sua vocação.

 

Os testes vocacionais não fazem milagres, e não têm poder de apontar uma única profissão a ser seguida.

Os testes vocacionais servem principalmente para dar um rumo em relação aos interesses e aptidões. Ao responder as perguntas que a primeira vista podem parecer tolas, os testes vocacionais conseguem colher pistas das impressões da sobre uma determinada área profissional de especial interesse da pessoa que respondeu ao questionário. Este questionário abaixo é um dos testes vocacionais mais empregados.

Mas cuidado não decida a sua vida por ele.

 

 

Procure antes de tudo um profissional da área formado em psicologia que é quem

realmente está habilitado para ajudá-lo na escolha que pode ser a mais importante

da sua vida.

O questionário abaixo é um teste vocacional dos mais empregados. Você lerá uma série de atividades apresentadas aos pares, com letras "A" e "B".

Algumas dessas atividades parecerão estranhas, mas não estão aí à toa. Lendo as alternativas, assinale "A" ou "B", estando livre também para marcar as duas ou nenhuma.

Procure ler com a máxima atenção e responda com sinceridade, as suas chances serão melhores em relação a sua vocação.

 

Grupo I - Você prefere

 

- A - ler sobre eletricidade
- B – ler sobre física nuclear
- A - obter uma bolsa para estudar química
- B - obter uma bolsa para estudar educação
- A - ler sobre mecânica
- B - ler sobre física quântica
- A – Visitar um orfanato
- B – Visitar um museu de ciências
- A - observar planetas no telescópio
- B - observar células no microscópio
- A - fazer o projeto de um novo viaduto
- B - traduzir um romance
- A - estudar os ossos e músculos do corpo humano
- B - conhecer o mecanismo das máquinas em geral
- A – ler obras de escritores famosos
- B – conhecer  trabalhos de físicos
 
- A - ler sobre a fabricação de tintas
- B - ler sobre métodos de calcular
- A – fazer experiências num laboratório de física
- B - fazer modelagem e desenho
- A – resolver problemas matemáticos
- B – resolver problemas com objetos
- A – Visitar uma galeria de arte
- B – Conhecer apare lho de laboratório

 

 

Grupo II – Você prefere

 

- A - conhecer as leis da genética
- B - conhecer o funcionamento d e um motor
- A – analisar  as propriedades terapêuticas das frutas
- B - fazer um estudo sobre desemprego
- A - estudar a composição da atmosfera
- B - estudar o DNA
- A - estudar a causa da delinquência juvenil
- B - observar o comportamento dos animais
- A - visitar um laboratório de micro biologia
- B - ir a uma exposição de produtos
- A - ler sobre a reprodução das aves
- B - ler sobre literatura
- A - ir a um laboratório de análises clínicas
- B - assistir a uma palestra sobre imunologia
- A - obter uma bolsa de literatura
- B - obter uma bolsa de biologia
- A - estudar a respiração dos peixes
- B - aprender a trabalhar com máquinas de calcular
- A - fazer experiências com plantas
- B - fazer decoração e paisagismo
 
- A - determinar o custo de uma nova máquina
- B - pesquisar a cura da Aids
- A - ler a seção de variedades de um jornal
- B - ler sobre a importância das vitaminas

 

 

Grupo III - Você prefere:

 

- A - visitar um asilo de velhos
- B - visitar uma usina nuclear
- A - ajudar a resolver problemas de crianças
- B - ajudar famílias de migrantes a se adaptar
- A - obter uma bolsa de estatística
- B - obter uma bolsa de pedagogia
- A - ajudar a combater a mendicância
- B - ajudar na educação de favelados
- A - estudar o problema do menor abandonado
- B - observar o comportamento dos insetos
- A - ser voluntário em programas sociais
- B - participar de cursos de redação
- A - analisar a composição dos alimentos
- B - analisar as causas do desemprego
- A - estudar informática
- B - estudar método para erradicar o analfabetismo
- A - entrevistar famílias sobre educação dos filhos
- B - organizar e tabular pesquisas
- A - ler sobre a produção de drogas
- B - ler sobre arte clássica
 
- A - calcular o aumento do custo de vida
- B - estudar a condição social do trabalhador
- A - desenhar  modelos de roupas
- B - ensinar crianças a se orientar no trânsito
 

 

 

Grupo IV - Você prefere:

 

- A – ler obras de romancistas consagrados
- B - conhecer trabalhos de prêmios Nobel de física
- A - aprender um idioma estrangeiro
- B - aprender um novo sistema de catalogar animais
- A - projetar uma estrada
- B - recitar poemas
- A - participar de programas de recuperação social
- B - participar de um curso de arte
- A - estudar a história da pintura
- B - estudar a história da ciência
- A - fazer um curso de literatura moderna
- B - assistir a um curso de gramática
 
- A - ler sobre protozoários
- B - ler sobre poesia
- A - estudar regras de estilo e oratória
- B - estudar literatura e interpretação de texto
- A - pertencer a um grupo literário
- B - pertencer a um grupo da Internet sobre finanças
- A - escrever uma peça teatral
- B - trabalhar numa peça
- A - escrever uma tese de química
- B - escrever uma novela
 
- A - criar modelos de cartões-postais
- B - criar frases originais para esses cartões
 

 

 

GRUPO V - Você prefere:

 

- A - visitar uma exposição de escultura
- B - conhecer um novo tipo de fax
- A - criar designs de objetos
- B - criar campanhas de trânsito
- A - fazer experiências num laboratório de química
- B - fazer desenho e gravura
- A - ler sobre o e feito estufa
- B - ler sobre a história da música
 
- A - ler sobre cinema e teatro
- B - ler sobre avanços tecnológicos
- A - bolar um novo tipo de cenografia para dança
- B - bolar uma nova iluminação para palco
- A - testar a resistência dos materiais
- B - fazer decoração de ambientes
- A - redigir um roteiro de cinema
- B - trabalhar num filme
- A - colecionar reproduções de pintura
- B - colecionar gráficos da inflação
- A - inventar estampas para tecido
- B - criar desenhos para histórias em quadrinhos
- A - trabalhar com computador
- B - desenhar os móveis de uma casa
- A - criar desenhos para embalagens de produtos
- B - criar ilustrações para artigos da imprensa

 

 

RESPOSTA DO TESTE

É hora de descobrir as profissões para as quais você demonstra certa inclinação. Transporte os totais assinalados em cada grupo de respostas da página anterior para os espaços abaixo. Veja onde você fez mais pontos e, usando como critério a tabela ao lado, confira a sua vocação.

0 a 3 pontos - interesse pequeno

4 a 6 pontos - interesse moderado

7 a 9 pontos - interesse grande

10 a 12 pontos - interesse muito forte

 

 

GRUPO 1

Queda para o campo das ciências físicas, que abrange profissões como engenharia, física e computação, por exemplo.

 

GRUPO 2

Mostra interesse pela área de biológicas, ou seja, por medicina, biologia, odontologia etc.

 

GRUPO 3

Tem maior inclinação para a área de humanas, como direito, psicologia, sociologia, economia e administração.

 

 

GRUPO 4

Exibe maior interesse por profissões ligadas ao uso e domínio da língua (oral e escrita), como publicidade, relações públicas, jornalismo, letras etc.

 

GRUPO 5

Tem interesse por atividades artísticas, como cinema, teatro, música, arquitetura e artes plásticas.

É normal que você demonstre interesse por mais de um campo de conhecimento.

A combinação de dois ou mais interesses, muitas vezes com pontuação idêntica, não deve confundi-lo. Ao contrário, o cruzamento dos campos pode ser esclarecedor.

Se a sua primeira área de interesse é o grupo 1, das ciências físicas, e o grupo 5, das

atividades artísticas, os especialistas afirmam que isso pode indicar profissões que associem técnica e arte, como arquitetura.

Interesse forte por biológicas combinado à área de humanas pode ser indicativo de uma tendência para o exercício da medicina ou de biologia vinculada à saúde pública.

 

 

Teste Vocacional III

 

Leia atentamente cada pergunta e escolha apenas uma alternativa em cada questão. Se ficar em dúvida, escolha a que mais se aproxima da forma como se comporta:

 

1 - Quando imagino minha vida daqui a dez anos, me vejo como:

a) um profissional realizado fazendo as coisas que gosto

b) um profissional reconhecido e valorizado no mercado

c) um profissional sério, dando continuidade ao trabalho dos meus pais

d) um profissional muito bem-sucedido financeiramente.

 

2 - Os profissionais que mais admiro são aqueles que:

a) sentem-se felizes e plenamente satisfeitos com seu trabalho

b) são considerados os melhores na sua profissão

c) têm sucesso seguindo a tradição profissional da família

d) fazem sucesso e ficam ricos com seu trabalho

 

3 - As minhas férias ideais são:

a) fazendo tudo que gosto e nunca tenho tempo para curtir

b) esquiando nas montanhas do Colorado ou passeando pelos países da Europa

c) viajando para praia ou ao campo com meus amigos do colégio

d) não importa o lugar, desde que num hotel de 5 estrelas com todas as mordomias.

 

4 - Quando sou apresentado a alguém, geralmente falo sobre:

a) os meus interesses e hobbies

b) pessoas famosas e importantes que conheço.

c) as histórias engraçadas da minha infância, minha família e amigos em comum

d) carros, viagens e os lugares badalados que gosto de frequentar.

 

5- Quando os outros se referem a mim, gosto de ser lembrado:

a) pelo meu jeito de ser

b) pela minha popularidade

c) pela minha origem familiar

d) pelas coisas que conquisto

 

6 - Aproveito as minhas horas de lazer para:

a) ir ao cinema, mexer no computador ou ler um livro

b) ir aos lugares da moda ou me informar sobre o que está acontecendo de interessante pela cidade

c) ficar em casa conversando com meus amigos ou assistindo a um vídeo

d) fazer compras ou passear no shopping.

 

7 - Quando conheço alguém do sexo oposto, procuro:

a) saber seus hábitos e interesses

b) saber quem são seus amigos e aos lugares que freqüenta

c) saber sobre sua família e seus melhores amigos

d) saber onde mora e em que colégio estuda

 

8 - Nas minhas relações pessoais procuro estar sempre com:

a) gente que gosta de coisas que eu gosto

b) gente interessante que realiza coisas e tem sempre novidades para contar

c) pessoas chegadas, em que confio

d) gente que gosta de viver bem.

 

9 - Quando me refiro a minha família, geralmente falo sobre:

a) o lado interessante da profissão dos meus pais

b) o sucesso que alcançaram e o prestígio que eles têm

c) as coisas que fazemos juntos

d) as conquistas pessoais e econômicas

 

10 - O que mais me atrai numa paquera é:

a) a maneira como ele (ela) curte tudo que faz

b) a vida agitada e cheia de acontecimentos que ele (ela) tem

c) a forma tranqüila como ele (ela) se relaciona com as pessoas

d) a maneira como ele (ela) aproveita a vida, com viagens, festas, roupas da moda

 

11- Quando vou dar um presente para um amigo procuro:

a) descobrir algo que ele goste e tenha vontade de ter

b) escolher um objeto que o faça se sentir especial e diferente dos demais

c) escolher algo que possa aproveitar junto com seus amigos

d) escolher algo de qualidade como uma roupa de grife ou um CD importado

 

12 - O paraíso pra mim é um lugar:

a) onde posso fazer todas as coisas que gosto e do jeito que eu quero

b) cheio de pessoas interessantes e famosas

c) onde posso curtir as pessoas de quem mais gosto

d) onde posso aproveitar todas as coisas boas da vida

 

13 - O professor que mais me influenciou até hoje foi o que:

a) me ajudou a descobrir novos interesses e talentos

b) me ensinou a usar melhores meus talentos e qualidades

c) me ajudou a melhorar minhas relações interpessoais

d) me apresentou um novo e promissor campo de trabalho

 

14- Se eu fosse trabalhar nas férias, escolheria uma atividade que:

a) me permitisse fazer as coisas que eu gosto

b) me colocasse em contato com pessoas bem-sucedidas

c) pudesse ser feita em equipe

d) fosse bem remunerada

 

15 - O grande sonho da minha vida é:

a) poder desenvolver plenamente meus talentos e habilidades

b) ser reconhecido como melhor naquilo que faço

c) ser querido e respeitado pelos que me cercam

d) viver cercado de muito conforto, sem nenhuma preocupação financeira.

 

16 - A pior coisa pra mim é:

a) ser obrigado a fazer coisas que não tem nada a ver comigo

b) não ser reconhecido por minhas realizações

c) ficar longe dos meus amigos e familiares

d) não poder fazer as coisas que gosto por falta de grana

 

17- Gosto, principalmente, de esportes que:

a) exigem grande concentração e constante dedicação

b) permitem ao atleta se destacar e ficar famoso

c) são praticados coletivamente e requerem união da equipe

d) possibilitam sucesso financeiro e poder

 

18 - Para mim as revistas e os livros são antes de qualquer coisa:

a) fontes de informação e de conhecimento sobre os assuntos que me interessam

b) um meio de ficar por dentro das novidades e da vida das pessoas

c) uma forma de me atualizar para poder conversar com os amigos

d) fontes de informações que podem ajudar a alcançar meus objetivos

 

19 - Meus amigos sempre me procuram quando:

a) precisam de uma opinião sobre assuntos pelos quais me interesso

b) querem saber o que está na moda e é legal

c) querem contar algo que aconteceu com eles

d) precisam de uma orientação sobre a compra de alguma coisa

 

RESULTADO

Some as respostas que você deu para cada letra e verifique qual delas conseguiu mais pontos.

Assim, se você obteve o maior resultado na letra "d", por exemplo, leia a descrição relativa ao tipo D.

Caso não se encaixe em nenhum tipo ou dê empate, leia a descrição do tipo E.

Tipo A - Em busca do prazer.

Você faz suas escolhas baseadas principalmente na busca da satisfação e realização pessoal.

Ao se decidir por uma profissão, considere se ela irá de fato lhe proporcionar a realização que tanto valoriza. Se você levar em conta seus gostos e interesses irá, com certeza, ter sucesso.

Dica: Converse com pessoas que têm as profissões pelas quais se interessa e observe o que elas fazem no dia-a-dia. Lembre-se que irá passar boa parte da vida nessas atividades e que, para você, estar em sintonia com os desejos é essencial.

Tipo B - Em busca da fama.

Para você, o mais importante é ser reconhecido e valorizado pelos outros. Ao escolher uma profissão, leve em conta as oportunidades que ela lhe oferece para se projetar socialmente.

Ser considerado o melhor naquilo que faz e ficar famoso são atributos muito importantes para você e devem participar da sua decisão.

Dica: Dê atenção especial às profissões que oferecem oportunidades para se destacar ou  estejam na moda. Converse com profissionais que você admira por essas características e veja o que elas fizeram para alcançar o sucesso.

 

Tipo C - Em busca do afeto.

 

Você faz suas escolhas baseadas principalmente nas suas relações interpessoais e familiares.

Fazer o que sua família valoriza e ser bem aceito e respeitado pelos seus amigos é essencial para seu bem-estar. Ao optar por uma profissão, verifique se ela está de acordo com os valores da sua família e amigos.

Dicas: Fique atento às oportunidades que a profissão de seus familiares lhe oferecer. Outra alternativa é uma atividade profissional que lhe permita se associar a amigos ou parentes.

 

Tipo D - Em busca da grana.

 

Você faz suas escolhas pensando nas recompensas financeiras e materiais. Poder comprar o que quiser e usufruir todo o conforto são suas principais ambições.

Portanto, ao decidir por uma profissão esteja seguro sobre as possibilidades de remuneração que ela oferece.

Dicas: Investigue quais profissões remuneram melhor ou permitam grandes ganhos financeiros a curto prazo. Procure conversar com pessoas bem-sucedidas financeiramente e tente descobrir os negócios e oportunidades do momento.

 

Tipo E - Em busca da definição.

 

Você tem dificuldades de perceber o que determina suas escolhas. Isso significa que,

aparentemente, tudo tem a mesma importância, mas, com certeza, um dos valores é mais forte que outros.

Para tentar descobrir qual é ele, leia os tipos descritos acima e veja qual reflete melhor seu jeito de ser. Identificar esse valor pode ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas, uma vez que elas estarão em sintonia com seus desejos mais profundos

 

 

 

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formatação: ProfªWanice Facure

sexta-feira, 28 de março de 2014

História da semana - O falcão e o cálice


 
 
O falcão e o cálice

 


Conta a lenda que certa manhã o guerreiro mongol Gengis Khan e sua corte saíram para caçar.

Enquanto seus companheiros levavam flechas e arcos, Gengis Khan carregava seu falcão favorito no braço, que era melhor e mais preciso que qualquer flecha, pois podia subir aos céus e ver tudo aquilo que o ser humano não conseguia enxergar.

Entretanto, apesar de todo o entusiasmo do grupo, não conseguiram encontrar nada.

Decepcionado, Gengis Khan voltou para seu acampamento. Mas, para não descarregar sua frustração em seus companheiros, separou-se da comitiva e resolveu caminhar sozinho.

Tinham permanecido na floresta mais tempo que o esperado e Gengis Khan estava cansado e com sede.

Por causa do calor do verão, os riachos estavam secos. Não conseguia encontrar nada para beber até que, enfim, avistou um fio de água descendo de um rochedo à sua frente.

Na mesma hora, retirou o falcão do seu braço, pegou o pequeno cálice de prata que sempre carregava consigo, demorou um longo tempo para enchê-lo e, quando estava prestes a levá-lo aos lábios, o falcão levantou voo e arrancou o copo de suas mãos, atirando-o longe.

Gengis Khan ficou furioso, mas era seu animal favorito, talvez estivesse também com sede. Apanhou o cálice, limpou a poeira e tornou a enchê-lo. Após outro tanto de tempo, com a sede apertando cada vez mais e com o cálice já pela metade, o falcão de novo atacou-o, derramando o líquido.

Gengis Khan adorava seu animal, mas sabia que não podia deixar-se desrespeitar em nenhuma circunstância, já que alguém podia estar assistindo à cena de longe e mais tarde contaria aos seus guerreiros que o grande conquistador era incapaz de domar uma simples ave.

Desta vez, tirou a espada da cintura, pegou o cálice, recomeçou a enchê-lo. Manteve um olho na fonte e outro no falcão. Assim que viu ter água suficiente e quando estava pronto para beber, o falcão de novo levantou voo e veio em sua direção. Gengis Khan, em um golpe certeiro, atravessou o seu peito do falcão, matando-o.

Retomou o trabalho de encher o cálice. Mas o fio de água havia secado.

Decidido a beber de qualquer maneira, subiu o rochedo em busca da fonte. Para sua surpresa, havia realmente uma poça de água e, no meio dela, morta, uma das serpentes mais venenosas da região.

Se tivesse bebido a água, já não estaria mais no mundo dos vivos.

Gengis Khan voltou ao acampamento com o falcão morto em seus braços.

Mandou fazer uma reprodução em ouro da ave e gravou em uma das asas: “Mesmo quando um amigo faz algo que você não gosta, ele continua sendo seu amigo”.

Na outra asa: “Qualquer ação motivada pela fúria é uma ação condenada ao fracasso”.

Nem sempre o que parece ser, realmente é.
 

quarta-feira, 26 de março de 2014


                                               UMA HISTÓRIA REAL – Tudo que vai, volta

  Certa vez um homem chamado Fleming era um lavrador escocês pobre. Um dia, enquanto trabalhava para ganhar o pão para a sua família, ouviu um pedido de socorro proveniente de um pântano das redondezas. Largou tudo o que estava a fazer e correu ao pântano. Lá, deparou-se com um rapazinho enterrado até a cintura, gritando por socorro e tentando desesperadamente e em vão, libertar-se do lamaçal onde caíra. O Sr. Fleming retirou o rapazinho do pântano, salvando-o assim duma morte atroz. No dia seguinte, chegou uma elegante carruagem à sua humilde casa, donde saiu um nobre elegantemente vestido, que se lhe dirigiu apresentando-se como o pai do rapazinho que salvara duma morte certa. “Quero recompensá-lo", disse o nobre. “O senhor salvou a vida do meu filho". “Não, não posso aceitar dinheiro pelo que fiz”, respondeu o lavrador escocês. Nesse momento, o filho do lavrador apareceu à porta da casa. "É seu filho?". Perguntou o nobre. "Sim", respondeu orgulhosamente o humilde lavrador. Então, proponho-lhe o seguinte: Deixe-me proporcionar ao seu filho o mesmo nível de instrução que proporcionarei ao meu. Se o seu rapaz sair a si, não tenho dúvida alguma que se converterá num homem de que ambos nos orgulharemos." E o Sr. Fleming aceitou. O filho do humilde lavrador freqüentou as melhores escolas e licenciou-se em Medicina na famosa Escola Médica do St. Mary's, Hospital de Londres Foi um médico brilhante e ficou mundialmente conhecido como Dr. Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina. Anos depois, o “rapazinho” que havia sido salvo do pântano, adoeceu com uma pneumonia. Quem salvou a sua vida desta vez? .... A PENICILINA. O nome do nobre? Sir Randolph Churchill. O nome do filho? ! Sir Winston Churchill. Alguém disse uma vez: O que vai, volta. Trabalha como se não precisasses de dinheiro. Ama como se nunca tivesses sido magoado. Dança como se ninguém te estivesse a ver Canta como se ninguém ouvisse. Vive como se fosse o Céu na Terra.

domingo, 23 de junho de 2013

HISTÓRIA DA SEMANA - MATANDO UM LEÃO POR DIA



Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu.
* *
Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um amigo, hoje chegando perto de seus 70 anos. Gosto disso. São raras as chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta vida.
Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de negócios mas muito sobre a vida, ele me perguntou sobre meus negócios.
Contei um pouco do que estava fazendo e, meio sem querer, disse a ele:
-"Pois é. Empresário, hoje, tem de matar um leão por dia".
Sua resposta, rápida e afiada, foi:
-"Não mate seu leão. Você deveria mesmo era cuidar dele".
Fiquei surpreso com a resposta e ele provavelmente deve ter notado minha surpresa, pois me disse:
- "Deixe-me lhe contar uma história que quero compartilhar com você".
Segue, mais ou menos, o que consegui lembrar da conversa:
-"Existe um ditado popular antigo que diz que temos de "matar um leão por dia".
E por muitos anos, eu acreditei nisso, e acordava todos os dias querendo encontrar o tal leão.
A vida foi passando e muitas vezes me vi repetindo essa frase.
Quando cheguei aos 50 anos, meus negócios já tinham crescido e precisava trabalhar um pouco menos, mas sempre me lembrava do tal leão. Afinal, quem não se preocupa quando tem de matar um deles por dia?
Pois bem. Cheguei aos meus 60 e decidi que era hora de meus filhos começarem a tocar a firma.
Mas qual não foi minha surpresa ao ver que nenhum dos três estava preparado! A cada desafio que enfrentavam, parecia que iam desmoronar emocionalmente.
Para minha tristeza, tive de voltar à frente dos negócios, até conseguir contratar alguém, que hoje é nosso diretor-geral.
Este "fracasso" me fez pensar muito. O que fiz de errado no meu plano de sucessão?
Hoje, do alto dos meus quase 70 anos, eu tenho uma suspeita: a culpa foi do leão."
Novamente, eu fiz cara de surpreso. O que o leão tinha a ver com a história?
Ele, olhando para o horizonte, como que tentando buscar um passado distante, me disse:
- "É. Pode ser que a culpa não seja cem por cento do leão, mas fica mais fácil justificar dessa forma. Porque, desde quando meus filhos eram pequenos, dei tudo para eles.
Uma educação excelente, oportunidade de morar no exterior, estágio em empresas de amigos.
Mas, ao dar tudo a eles, esqueci de dar um leão para cada, que era o mais importante.
Meu jovem, aprendi que somos o resultado de nossos desafios.
Com grandes desafios, nos tornamos grandes. Com pequenos desafios, nos tornamos pequenos.
Aprendi que, quanto mais bravo o leão, mais gratos temos de ser.
Por isso, aprendi a não só respeitar o leão, mas a admirá-lo e a gostar dele.
Que a metáfora é importante, mas errônea: não devemos matar um leão por dia, mas sim cuidar do nosso. Porque o dia em que o leão, em nossas vidas morre, começamos a morrer junto com ele.”
Depois daquele dia, decidi aprender a amar o meu leão.
E o que eram desafios se tornaram oportunidades para crescer, ser mais forte, e "me virar" nesta selva em que vivemos.
A capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades para revelar-se.
(Pierre Schurmann)